As participantes concluem a Assembleia renovando o seu compromisso com a missão.
Na tarde do dia 23 de junho teve lugar o encerramento da Assembleia Geral da Consolação, concluindo vários dias intensos de oração, reflexão, discernimento e trabalho partilhado.
A sessão de encerramento começou com a apresentação de uma síntese dos desafios que foram surgindo ao longo destes oito dias de Assembleia. Em seguida, a Superiora Geral, Loreto Navarrete, dirigiu às participantes a sua alocução de encerramento, na qual agradeceu o interesse, a participação e o envolvimento das irmãs, bem como a preparação dos momentos de oração e das celebrações litúrgicas que acompanharam todo o processo da Assembleia.
Como gesto final, as irmãs reuniram-se junto do túmulo de Maria Rosa Molas para rezar e percorrer com ela as diferentes etapas da vocação, renovando a entrega e o envio à missão. Este momento de profunda simplicidade e significado permitiu colocar nas mãos de Deus os frutos da Assembleia e renovar o compromisso com a vida e a missão da Congregação.
Numa das últimas jornadas da Assembleia, as participantes tiveram a oportunidade de se aproximar das raízes do carisma através de uma peregrinação por alguns dos lugares mais significativos da vida de Maria Rosa Molas na cidade de Reus.
A manhã começou com um momento de oração na igreja da Sangue, de onde as irmãs foram convidadas a viver o percurso como verdadeiras peregrinas na terra da Mãe. O itinerário prosseguiu pela rua do Hospital, com a visita ao Albergue da Misericórdia e à porta do antigo Hospital onde Maria Rosa iniciou a sua vida religiosa. Posteriormente, as participantes visitaram a casa natal da fundadora e concluíram o percurso na Prioral de São Pedro, lugar onde foi batizada e onde participaram na Eucaristia dominical.
Além deste percurso ligado à Fundadora, as participantes puderam conhecer alguns dos lugares mais emblemáticos da cidade de Reus. A visita ao Museu de Reus permitiu descobrir a história e o património da cidade, incluindo a casa natal de Antoni Gaudí e diversos edifícios modernistas que fazem parte da identidade cultural de Reus. O percurso foi acompanhado pela irmã Teresa María, que desempenhou a função de guia, juntamente com Ana Edo.
Durante a tarde, as assembleístas visitaram as irmãs idosas da residência. O encontro, vivido num ambiente de proximidade e fraternidade, permitiu partilhar experiências e dialogar sobre a vida da Congregação. As irmãs recordaram com emoção a recente visita do Papa e manifestaram interesse pelo desenvolvimento e pelos frutos da Assembleia.
Antes de regressarem à Casa Mãe, as participantes concluíram a jornada com uma visita ao Santuário de Nossa Senhora da Misericórdia, confiando a Maria o caminho percorrido e o futuro da Congregação.
A Assembleia Geral conclui assim um itinerário de discernimento, comunhão e esperança que renova o compromisso missionário das irmãs, fortalece os laços fraternos e agradece a herança recebida de Maria Rosa Molas, chamada a continuar a inspirar a vida e a missão da Congregação no mundo de hoje.